terça-feira, 15 de setembro de 2009

Palhaços do Evangelho

Conheça o trabalho realizado pela Missão Terra dos Palhaços
Tiago Monteiro
Nem sempre brincar com coisa séria é sinal de desrespeito. Prova disso é o surgimento da Missão Terra dos Palhaços, grupo que veio para quebrar paradigmas da igreja e dar uma nova cara à mensagem do Evangelho. A missão tem um precursor que, ao trabalhar de cara pintada e nariz de palhaço, trata com seriedade o tema “ganhar almas”. Seu nome é Paulo Cesar de Souza, 37 anos, conhecido também como Palhaço Paulinho.

Paulinho é missionário da organização Mocidade para Cristo e, desde 2001, sonhava com um trabalho de evangelização nas escolas de Belo Horizonte (MG), região onde mora. “Para isso, costumamos dizer que temos que conquistar o direito de ser ouvido. Na conquista desse direito, pensei em bolar alguns métodos que facilitassem este contato”, diz Paulo. Não demorou muito e ele percebeu que o teatro a partir de um figurino chamativo surtiria o efeito desejado no curto intervalo de tempo entre as aulas.

”Eu pego os textos bíblicos e conto a história a partir de algum ponto engraçado. As nossas palhaçadas atraem mais adultos e jovens do que crianças, o que nos diferencia do antigo estereótipo de palhaços como o Bozo”,  explica o palhaço Paulinho.

Mesmo gostando do que faz, Souza decidiu não assumir a liderança da Terra dos Palhaços por conta das freqüentes viagens missionárias que faz. Sendo assim, a responsabilidade ficou com líderes das regiões impactadas com o método.

No Brasil existem três grandes pólos do projeto: Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte. Marcos Botelho, da equipe de evangelização JV na Estrada e amigo de Paulo César, comanda o núcleo de São Paulo. Segundo ele, o desafio agora é reunir todas as pessoas que realizam o trabalho com palhaços em todo o Brasil a fim de trocarem experiências.

Na capital paulista, o projeto já tocou o coração tanto de líderes evangélicos e executivos quanto de internos da Febem de Tatuapé.  No último, Marcos lembra que o evangelismo alcançou a ala mais perigosa da instituição. "Assim que começamos a contar a história, eles foram se aproximando devagar. Pudemos dizer que existe um pai que nunca se esquece de seus filhos mesmo que este decida estar longe”.

No aniversário de 30 anos da organização Visão Mundial, a Missão Terra dos Palhaços foi convidada para ser mestre de cerimônias diante de vários executivos e pastores. Segundo Botelho, este é um sinal de que a visão do palhaço está mudando para a Igreja, que já consegue enxergar este trabalho como um veículo de propagação de alegria. 

“O evangelho, desde Cristo, é a sua felicidade às minhas custas. Ou seja, isto é amar o próximo como a si mesmo”, ressalta Marcos, que convida os aspirantes a “palhaços de Cristo” a exercerem sua tarefa com excelência e dedicação. “A dica mais importante é fazer tudo com excelência. Nada de pegar qualquer coisa no armário para se vestir de palhaço. Estude expressões corporais e faciais. Tem que haver dedicação e investimento”, finaliza.

Contato:
www.jvnaestrada.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário